Governo Federal lança primeiro edital do Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, na quarta-feira (22/12), o primeiro edital para o Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, que integra o Programa Casa Verde e Amarela. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O certame estabelece um calendário para envio, seleção e contratação de propostas de regularização fundiária e melhoria habitacional em núcleos urbanos informais de interesse social. As operações contratadas serão repassadas às famílias beneficiadas a valores subsidiados pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). A previsão inicial é atender 44 mil famílias até 2023, das quais 20% também vão receber melhorias em suas habitações.

“Nós temos hoje cerca de 25 milhões de moradias inadequadas, que precisam da escritura ou de intervenção de melhoria habitacional. E esse programa vai atuar exatamente para reduzir esse número”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Esperamos que o Legislativo se sensibilize por ocasião da aprovação do orçamento para que seja possível captar recursos para regularizarmos o maior número possível de residências”, completa.

A regularização fundiária combate um problema histórico no país ao possibilitar o acesso ao título que garante o direito real sobre o lote das famílias, oferecendo segurança jurídica, a redução dos conflitos fundiários, a ampliação do acesso ao crédito, o estímulo à formalização de empresas e o aumento do patrimônio imobiliário do país.

Já a melhoria habitacional consiste na reforma e ampliação do imóvel, enfrentando problemas como deterioração, falta de banheiro, cobertura ou piso, instalações elétricas ou hidráulicas inadequadas e adensamento excessivo de moradores, entre outros.

“Um dos grandes diferenciais do Programa Casa Verde e Amarela em relação aos anteriores é que ele enxerga as necessidades habitacionais de forma mais ampla. Ao redor de 25% do nosso déficit habitacional corresponde à inadequação das moradias”, aponta o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo Eduardo dos Santos. “O que vamos fazer é dar a segurança da posse para a pessoa, qualificar a moradia onde ela mora, ou seja, a família permanece onde tem suas raízes. E, ao mesmo tempo, enfrentamos o déficit habitacional”, completa.

De acordo com dados da Fundação João Pinheiro (FJP), ano base 2020, cerca de 24,9 milhões de moradias foram consideradas inadequadas em todo o país e 3,5 milhões precisam ser regularizadas.

A execução dos serviços e obras será feita por meio de uma linha de financiamento para empresas, que submeterão propostas ao ministério com a indicação das áreas a serem regularizadas. O processo de seleção e contratação tem início com a adesão do poder público municipal ou distrital, seguido do preenchimento de carta-consulta on-line pelas empresas, que deve contar com a anuência do poder público local antes do envio ao ministério.

Atualmente, 2.306 entes públicos já iniciaram o processo de cadastramento ao Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional do Governo Federal, dos quais 1.288 já concluíram a adesão, assim como 89 empresas.

Processo de adesão

O processo de adesão dos municípios e do Distrito Federal está aberto e pode ser feito por meio de um sistema no portal do MDR.

Com a publicação da portaria na quarta-feira (22/12), as empresas já podem apresentar propostas para o núcleo urbano informal, com a estratégia de regularização fundiária, que deverá receber anuência do poder público local.

Confira abaixo o cronograma estabelecido na Portaria:

1 – Adesão ao Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional pelo Poder público municipal ou Distrital – Processo contínuo (a cargo do Poder público municipal ou Distrital)

2 – Cadastramento de usuário de acesso e das propostas mediante preenchimento de formulário eletrônico – 30 de janeiro de 2022 (a cargo dos agentes promotores)

3 – Anuência da proposta cadastrada – 4 de fevereiro de 2022 (a cargo do Poder público municipal ou Distrital)

4 – Análise de enquadramento e divulgação do resultado da seleção MDR – 16 de fevereiro de 2022 (a cargo do Órgão Gestor)

5 – Apresentação de documentos técnicos, institucionais e jurídicos ao Agente Financeiro credenciado – 29 de abril de 2022 (a cargo de agentes promotores)

6 – Análise dos documentos técnicos, institucionais e jurídicos e contratação do financiamento entre Agente Financeiro, Agentes Promotores e famílias atendidas com regularização fundiária – 30 de junho de 2022 (a cargo dos agentes financeiros e promotores).

Após a divulgação do resultado de seleção pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, as empresas deverão procurar o agente financeiro credenciado na região para análise de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira da proposta, visando a contratação da operação de financiamento, que será repassado à família beneficiada a valores altamente subsidiados.

Notícias relacionados

Trata Bem Manaus: confira o cronograma semanal das obras de esgoto na capital amazonense
Brasil

Trata Bem Manaus: confira o cronograma semanal das obras de esgoto na capital amazonense

Confira o cronograma de obras de esgoto entre os dias 23 à 26 de abril: Obras Divulgação Esgotamento sanitário é...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Homem dá entrada em hospital de Montes Claros com 14 perfurações causadas por tiros
Brasil

Homem dá entrada em hospital de Montes Claros com 14 perfurações causadas por tiros

Segundo as informações da Polícia Militar, ele estava de moto, quando foi atingido por dois criminosos que desceram de um...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Onze cidades na região têm índice de arborização pior que o estado de SP; veja quais
Brasil

Onze cidades na região têm índice de arborização pior que o estado de SP; veja quais

Taxa considera quantidade de imóveis ocupados em área urbana com ao menos uma árvore no entorno. No estado, é o...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Senac traz programação gratuita e feira de troca de livros para a região do centro-oeste paulista
Brasil

Senac traz programação gratuita e feira de troca de livros para a região do centro-oeste paulista

As inscrições são feitas diretamente no site da instituição. O evento contará com diversas atividades, como feira de livros e...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Assista aos telejornais da TV Subaé

Assista aos telejornais da TV Subaé

Assista aos telejornais da TV Subaé Leia mais Fonte: G1

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Assista ao Boa Noite Espírito Santo
Brasil

Assista ao Boa Noite Espírito Santo

As principais notícias do dia no Espírito Santo. Assista ao Boa Noite Espírito Santo As principais notícias do dia no...

abril 22, 2025 - Bendev Junior