Ícone do site MT Total

6ª OMIF: Poconé apresenta sua cultura para delegações de todos os estados brasileiros em evento estudantil na IFMT Cuiabá – Campus Bela Vista

Poconé é um município pantaneiro que se destaca no estado de Mato Grosso pelo seu potencial turístico e pela rica cultura.

A Academia Lítero-Cultural Pantaneira – ACADEPAN, uma entidade formada por pessoas que produzem e vivenciam a arte e cultura local, foi convidada para contribuir coma as apresentações culturais da abertura da segunda fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais – OMIF, que aconteceu em Cuiabá, no período de 24 a 26 de maio de 2024.

O convite partiu da Reitoria graças a articulação do Grêmio Estudantil e a participação da aluna poconeana no campus Julia Helena Silva Rosa.

A ACADEPAN levou consigo o grupo de Siriri da Escola Bacharel Ribeiro, coreografado pela Professora Natalice Soares (Membro da ACADEPAN), Cururueiros da Associação Folclórica de Cururu, Siriri e Rezas Cantadas, que tem como presidente o Mestre Benedito Pinto (Também Membro da ACADEPAN) e o Grupo Folclórico Balaio de Gato, liderado pelo Mestre Luís Antônio (Membro e Atual Presidente da ACADEPAN).

De acordo com Walney Rosa, presidente de honra da ACADEPAN e produtor cultural, a participação dos grupos de Poconé em eventos desse porte representa uma experiência enriquecedora “pois proporciona as crianças, jovens, estudantes e adultos, o reconhecimento de nossa cultural, principalmente num evento como o da IFMT que oportunizou uma visão ampla e abrangente de todos os estados brasileiros, através de alunos e professores de todo o Brasil que se fizeram presentes,” declarou o jornalista.

AS APRESENTAÇÕES:

A noite cultural de abertura apresentou a manifestações do estado, sendo convidado o município de Poconé para representar.

No evento haviam aproximadamente mil pessoas, sendo 600 estudantes e até 400 pessoas entre professores, convidados e autoridades educacionais.

SIRIRI:

De forma majestosa foi apresentado pelos alunos do ensino médio da escola de Tempo Integral Bacharel Ribeiro.

CURURU:

Cinco Mestres da Cultura representaram os cururueiros da Cidade Rosa e fizeram bonito em nome da Associação Folclórica de Cururu, Siriri e Rezas Cantadas do Pantanal de Poconé.

DANÇA DO BOI A SERRA:

“A lenda do boi pantaneiro e a sinhazinha” foi apresentada pelo grupo Balaio de Gato. Uma dança executada apenas em Poconé e Santo Antônio de Leverger, reconta a história de lendas pantaneiras similares ao das histórias do Boi Garantido e Boi Caprichoso de Parintins-AM.

Antes da apresentação dois professores do estado do Amazonas, sendo uma professora da cidade de Parintins, esteve conhecendo o Grupo Balaio de Gato e dialogando sobre as experiências das lendas similares entre os dois estados: Mato Grosso e Amazonas.

SOBRE A OMIF:

A OMIF é o encontro nacional das IFMTs em uma olimpíada de matemática direcionada para estudantes e professores do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) e este ano ocorreu em Cuiabá,.

A OMIF foi realizada em duas fases: a primeira, na escola do candidato (21 a 23 de novembro de 2023) e a segunda, em um campus específico da Rede Federal, este ano no Campus Cuiabá – Bela Vista, no período de 24 a 26 de maio de 2024, consistindo em um evento presencial com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, cerimônia de premiação, entre outras ações.

Sair da versão mobile