Atualizada às 14 horas de 12/04/2021

Para Poconé, município pantaneiro, distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá, estado de Mato Grosso, a vacinação contra o Covid-19 continua trazendo mais segurança e alivio a população.

Na manhã de segunda-feira 12 de abril em uma entrevista, o prefeito Tatá Amaral e a Secretária Municipal de Saúde, Ilma Figueiredo esclareceram sobre a vacinação contra o Covid-19.

O governo do estado enviou mais vacinas ao município, incluindo as destinadas aos profissionais de segurança, e assim Poconé atingiu o numero de 9.739 vacinas recebidas oficialmente.

QUILOMBOS

A quilombola Maria Auxiliadora da Silva (49 anos) foi uma das pessoas que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca, ela faz parte das pessoas do quilombo “Curralinho”, distante 72 quilômetros de Poconé, após a comunidade Agroana Girau.

“Sou negra e fui respeitada em meus direitos pela prefeitura de Poconé. Estou feliz! Primeiro Deus, depois a vacina é o único remédio contra essa doença triste. Agradeço a Dona Elisete Catarina, que é nossa Agente de Saúde da Família, que nos convidou, e os governantes por terem enviado nossa vacina; agora é só continuar se cuidando, né!” Sorri Dona Maria ao falar sobre a vacina.

Para o senhor Ângelo Amâncio de Figueiredo (58 anos), do Quilombo “Aranha”; “Vacinar é zelar de minha saúde e cuidar de minha família, dos parentes e amigos. A vacina é o caminho mais rápido pra combater essa tal de Covid. Nos aqui da comunidade ficamos satisfeitos, pela vacina e pelo atendimento, Deus abençoe a todos e tenha misericórdia de quem ainda não vacinou.” Declara Ângelo.

Poconé possui exatamente 28 comunidades quilombolas e atingiu no sábado (10/04) a marca de 4.281 doses de vacinas recebidas destinadas aos Quilombolas. A próxima dose será oferecida aos quilombolas em 90 dias.

CIDADE, DISTRITOS E COMUNIDADES: Quase cinco mil doses até dia 15 de abril

“Até na manhã de segunda-feira 12 de abril, temos registradas exatas 9.739 doses de vacinas recebidas. Ainda em estoque 4.339 doses. Lançados no sistema somente 3.813 doses. Estamos trabalhando até mesmo nos sábados, como por exemplo, estivemos vacinando 1.587 pessoas das comunidades quilombolas. Nesta semana daremos sequência ao nosso plano semanal de vacinação ofertando a segunda dose da faixa etária de 79 à 77 anos e iniciaremos a vacinação dos profissionais de segurança. À medida que forem disponibilizadas mais doses para Poconé, de imediato estaremos cumprindo com o plano de vacinação”, declara a Secretária Municipal de Saúde Ilma Regina Figueiredo.

Questionada sobre o atraso da atualização do “vacinômetro” (sistema de prestação de contas no site do governo federal para as vacinas aplicadas), Ilma Figueiredo esclarece: “Poconé está preocupada em executar a vacinação, isso estamos fazendo com maestria e clareza para população, com informativos diários nas redes sociais para o munícipe ter acesso. Quando ao sistema e o atraso na plataforma do governo federal, é uma realidade de todo o pais, o sistema é atualizado a cada 48 horas até mesmo semana, e as diferenças irão ocorrer, por isso em Poconé oferecemos boletins diários, em reportagens e notas de esclarecimento, pela nossa assessoria de imprensa, bem como temos informações em nosso site: pocone.mt.gov.br ”, esclareceu a secretária.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta